domingo, 21 de agosto de 2016

Ser Feliz num relacionamento usando o T.A.C.O.


Textos da exclusiva autoria de Alexandre Lonewolf (todos os direitos reservados) 

Relacionamentos perfeitos não existem e todos sabemos isso. Quanto muito, o que pode existir são relacionamentos com altos picos de felicidade, ou uns mais duradoiros que outros, mas isso não define um relacionamento perfeito. A questão é, "mas será que queremos relacionamentos perfeitos?"

O auto conhecimento

É óbvio que não queremos relacionamentos perfeitos, mas concebemo-los na nossa mente quando procuramos estabelecer uma união com alguém, de contrario, a maioria das pessoas não acreditavam em manter relacionamentos -Apenas os tinham, gozavam e já está!
 Então e porque não existe uma formula para haver relacionamentos mais homogéneos e duradouros? - Porque relações humanas são desencadeadas por humanos e humanos não se dão bem com "formulas". As pessoas nascem programadas, mas não trazem um livro de instruções como os aparelhos electrónicos. Um livro ( que teria de ter infinitas paginas) serviria para o nosso auto conhecimento, penso que é aqui que tudo começa. - Temos uma grande limitação no nosso auto conhecimento, e pensem bem se quando alguém procura uma relação, na verdade não está em busca de uma extensão de si próprio, ou de alguém que o complete.

(esta foi para vos deixar a pensar)...

Entretanto deixem-me contar-vos uma piada:

"Um homem entra em casa a correr e grita para a sua mulher: "Marta, arruma as tuas coisas. Eu acabei de ganhar na loteria!" A Marta responde: "Amor, achas melhor que eu leve roupas para frio ou para o calor?" e o homem responde: "Leva tudo, tu vais-te embora".

Moral da historia: Corremos sempre em direcção aquilo que achamos que nos faz mais felizes e deixamos de dar prioridade aquilo que já não acrescenta valor as nossas vidas.

As relações amorosas como quimera da felicidade.

Muitas pessoas (ou mesmo a maioria) procura a felicidade numa relação amorosa. Aliás a expressão "vou ser feliz" está já associada a "estou a namorar ou vou casar, etc". Nao tenho nada contra esta decisão, desde que as pessoas estejam conscientes dos passos que vão dar. É como tomar a decisão de ter um filho, por exemplo. Muitas pessoas decidem ter filhos, e no entanto não estão minimamente preparadas para criar e educar uma criança. Em suma, todas as decisões que envolvam sentimentos  e responsabilidade não podem ser tomadas de animo leve, senão a consequência é a dor!

Uma relação amorosa nem sempre é causa de felicidade - Isso é uma ilusão. Porque senão, quando esta termina, as pessoas não sofriam e continuavam felizes, não é verdade?
 O que uma relação causa são momentos de felicidade vivida a dois, como consequência da partilha do afecto, amor, paixão e sexo, etc.   Mas quando isso deixa de ser intenso ou começa a morrer, onde está a felicidade? 

Felicidade é algo que devemos encontrar interiormente. 
Como?
Melhorando a pessoa que vemos em frente ao espelho todos os dias, até ao momento em que percebemos que nada exterior poderá alterar  o sentimento permanente que habita em nós, a que chamamos de ... FELICIDADE!


Obviamente que não escrevi este texto para dizer que relações não resultam ou que as pessoas não podem ser felizes numa relação. Claro que podem!

Há relações de curta, média e longa duração. Dentro destas há as que resultam (valeu o investimento) e as que não resultam - (são mera aprendizagem!)


esta foi para vos deixar a pensar)...


Ser Feliz num relacionamento usando o TACO




Na minha concepção, uma relação só tem pernas para andar se for fundamentada no TACO. 
É isso mesmo. Então o que é o taco?

T(tesão)
A(autenticidade)
C(confiança)
O (observância)

T(tesão) - Numa relação entre duas pessoas tem de haver tesão (leia-se química, empatia, desejo, fervor, etc). Se as duas pessoas não sentirem isto, mais tarde vão querer senti-lo com outras pessoas, e a relação está condenada ao fracasso e os intervenientes vão sofrer.

A(autenticidade) - Ambos os elementos devem ser autênticos um para com o outro,   isto é uma demonstração de transparência e fidelidade mutua. A forma como interagem deve ser coerente quer quando estão sós, quer quando estão acompanhados com outras pessoas. Fingir ou querer aparentar o que uma relação "não tem", é meio caminho andado para o fracasso.

C(confiança) - Esta palavra é a chave para uma relação feliz e duradoura. Quando há confiança, estamos a dar asas ao relacionamento. E por muito alto que os falcoes voem, eles sabem sempre onde é o seu lar e quando devem regressar. A confiança é algo que deve ser cultivada logo no inicio do relacionamento, deve ser aprofundada a cada dia, e demonstrada de forma natural.
A forma como as pessoas depois estruturam as relações já é com elas, mas sem confiança, a relação é uma fachada.

(observância)- Observância é respeito e fidelidade. Num relacionamento há limites. Muitas vezes as pessoas não os conhecem e nem os definem. Em consequência pode haver um delapidar mutuo destes mesmos limites, que pode desgastar a relação, se não forem identificados. Ambos os elementos do casal devem respeitar os valores um do outro e não violar os limites do parceiro. A fidelidade é sagrada amigos.- Uma vez infiel, sempre infiel, não se esqueçam!

Acrescentem ao TACO 
muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito
  amor!


Espero ter ajudado :)

"Somos feitos dos mesmos ingredientes das estrelas
- Nascemos para brilhar!"
Alexandre Lonewolf


páginas e contactos:


alexandre_cthulhu@hotmail.com

https://www.facebook.com/Coaching-transformacional-1675851086021894/?fref=ts

https://www.youtube.com/channel/UCzW8I86PTDuYnzji4BCgUTQ








Sem comentários:

Enviar um comentário